Era uma vez...

Uma história por João Carlos Amaral.

CAPÍTULO 1

 

Nascimento do Banespinha até a década de 80

 

Em uma noite de janeiro de 1973, mais precisamente no dia 22, um grupo de colegas banespianos da Ag. Sorocaba se reuniu para fundar e dar início ao nosso Banespinha Sorocaba, que na época foi denominado Esporte Clube Banespa – Sorocaba, seguindo a tradição de acompanhar o nome do Esporte Clube Banespa de S. Paulo, o famoso Banespão da Av. Santo Amaro.

 

Éramos poucos funcionários e naquela noite, em um dos andares da Agência, fundamos o clube e elegemos a 1ª Diretoria, composta pelos colegas: Gil Lamberti, Euzébio, Amaral, Paschoal, Arodi e Lener. Foi discutido e aprovado o estatuto de abertura e constituição do novo clube, que posteriormente foi registrado no cartório competente com o nome de Esporte Clube Banespa-Sorocaba. Esse nome permaneceu até novembro de 2003, quando passou a ser oficialmente chamado de Banespinha Sorocaba, estando registrado no 2º Oficial de Registro de Tit. e Doc.E.P.Jurídicas de Sorocaba.

 

Mesmo sem sede própria, utilizávamos as instalações da Ag. Sorocaba/Centro, ocupando uma gaveta de um arquivo para guardar os documentos importantes. No entanto, continuamos firmes, tentando criar alternativas de entretenimento para nossos associados, que na época eram alguns funcionários da Agência que colaboravam com uma simbólica mensalidade.

 

Muitas coisas aconteceram desde então.

 

Muitos colegas foram transferidos e outros chegaram, principalmente com a incorporação do Banco de S.Paulo. Logo, eles se associaram e pudemos disputar vários torneios de futebol de salão, xadrez, entre outros. Além disso, jogávamos amistosamente futebol de campo, não apenas aqui, mas também em S.Paulo e contra outras agências. As festas que conseguíamos realizar eram muito animadas, principalmente as de final de ano.

 

Vários outros colegas participaram das diretorias eleitas nos anos seguintes, e podemos recordar alguns deles, que infelizmente já nos deixaram, como o Gilberto Lamberti, a quem tratávamos carinhosamente como o comendador. Entre eles estão Arlindo (Bisteca), Persiani, Sérgio Bertolucci, Sonia Campolim, Danilo Guido, Brait, Abner, Rochinha, Antonio Carlos de Barros, Denis, Arley e Alfredo Celso Raimundo.

 

Em meados de 1977, começamos a pensar em adquirir um local para construirmos nossa sede própria. As dificuldades financeiras eram grandes, mas isso não nos impediu de querer fazer.

 

Em janeiro de 1978, ocorreu um fato inédito até então: três chapas se inscreveram para concorrer à eleição. A Chapa Esperança, com Gil como candidato a presidente; a Chapa Novo Tempo, com o saudoso Damião como candidato; e a Chapa Impacto, com Álvaro como candidato. Houve um empate entre a chapa Novo Tempo e a chapa Impacto, com 16 votos cada uma. Foi convocada uma nova eleição, e somente a Chapa Impacto se inscreveu, sendo declarada vencedora e assumindo imediatamente o cargo, com Álvaro como presidente, juntamente com os colegas: Sérgio Bertolucci, Dênis, Sidnei Nascimento, Normando, Pupim, Luiz Antonio de Camargo (o Bolinha), Mário (Japonês) e José Italo (o Farinha).

 

Em outubro de 1978, realizou-se uma assembleia para, além de alterar parcialmente o estatuto, adquirir, por compra ou doação, uma gleba de terra para iniciar a construção da sede própria. Nessa ocasião, o Grupo PG se dispôs a nos doar uma gleba no Jardim Tatiana para a construção da futura sede, o que se concretizou com a interferência dos Srs. José Maria G. Dias e Willian Jorge (Gerentes Regionais da época) e do Sr. Danilo Guido, Gerente da Agência.

 

Em abril de 1980, uma nova diretoria assumiu o clube, encabeçada pelo Amaral, seguida por Sonia Campolim, Oraci, Beth Montanhan, Bisan, João Manoel, João Messias Ponstinnicof, Dênis, Jaceguai, Pedrinho Barros, Hélio de Almeida, Alcemir Belém, Luizão Regis e os saudosos Pupim, Luiz Fernando Carvalho (esposo da Meire), Damião e Alfredo Raimundo.

 

No início de 1981, fizemos uma troca da gleba de terra do Jardim Tatiana, que estava com problemas na documentação, por uma gleba de terra vizinha ao Parque São Bento, loteamento da própria Construtora PG, que nos cedeu a primeira gleba. Com a documentação em dia, iniciamos a construção de um barracão e fechamos o terreno. Na época, foram realizadas várias rifas, bingos e outras atividades com a finalidade de angariar recursos para iniciar as obras da sede.

 

Novamente, no final de 1981, houve inscrição de três chapas concorrentes para a nova diretoria: Chapa Situação, encabeçada por Jaceguai; Chapa Integração, com Arlindo como candidato; e Chapa Solidariedade, com Hélio de Almeida como candidato. A Chapa Situação saiu vencedora, tendo Jaceguai como presidente, juntamente com Belém, Bisan, Sonia, Beth Montanhan, Virginia, Oraci, João Manoel, Hildenete e Amaral.

 

Ainda continuávamos na sede provisória (Rua de S.Bento, 52), mas com o forte propósito de ter uma sede própria com várias áreas de lazer. Algumas obras na sede estavam em andamento, porém lentamente, devido a problemas como terraplanagem e cercas.

 

Foi nessa ocasião que estabelecemos a divisão dos associados em efetivos, correspondentes, contribuintese honorários.

 

Em 1984, uma nova diretoria assumiu, sendo presidida por Hélio de Almeida, seguido por Morgan, Beth Felet, Getulio, Celso Mascarenhas, Barreto, Oraci, Damião, Bolinha, João Américo, Arodi, Beth Montanhan, Mahuad, Salvador e Pedrinho Barros.

 

Em 1986, outra diretoria tomou posse, com Cícero como presidente, acompanhado por Jairo Ribeiro Moraes, Jaime Júlio, Márcia Bueno, Elui, Sheila Nardi, José Augusto Mahuad, Elias Pereira de Paula (o Elias Preto), Cláudio Eli Arruda, Norminha, Aninha, Oraci, Jaceguai e os saudosos Damião e Laerte Ramos.

 

Com a mudança da diretoria e outros percalços, a obra da sede própria não foi concluída. No entanto, com saldo positivo em caixa e a venda da gleba, outra área foi adquirida, e assim conseguimos uma sede esportiva próxima à atual Prefeitura.

 

Além dessa sede esportiva, sentíamos a necessidade de um local mais próximo para realizar nossas reuniões sociais e atividades em ambiente fechado. A nova diretoria alugou uma propriedade no início da Av. S. Paulo, 140/144. Além de uma pequena quadra de futebol de salão, havia um salão com instalações adequadas para reuniões e encontros diversos. Após uma reforma, o salão passou a contar com um bar, mesas de sinuca, pebolim e uma pequena sauna. Vários torneios e festas foram realizados nesse local.

 

No final de 1986, ocorreram algumas mudanças na diretoria, atendendo ao pedido de alguns membros que saíram alegando outros compromissos. Jario assumiu a presidência, alguns diretores mudaram de função, e Chiquinho foi empossado como novo diretor.

 

Em janeiro de 1988, ocorreu uma nova eleição, desta vez na sede da Av. São Paulo, 140/144. Com João Américo como presidente de honra, Jairo R. Moraes foi eleito presidente, juntamente com Denis, Dayse Gusmão, Lourdes D. Correa, Oraci, Wilson Roberto de Mello, César Mascarenhas, Elzo Savella, João Manoel, Antonio H. Buffalo (o Bufalão), Moacir Mantovani, João Messias, Pengo, Carmen Silvia Jorge, Hélio de Almeida, João C. Figueiredo (o Pixo), Belém, Celso Mascarenhas, Milton J. Moreno e Álvaro.

 

Novas alterações ocorreram na diretoria devido a transferências no Banco. Em abril de 1989, realizou-se uma nova eleição e a posse de novos diretores: Fábio Alex T. Moraes como presidente, seguido por Aninha, Lourdes Correa, Artigas, Oraci, Wilson Mello, César Mascarenhas, Elzo Savella, João Manoel, Bufalão, Carmen Silvia, Luiz Trombini, Edson Conceição Jr. e Evandro L.F. Almeida.

 

CAPÍTULO 2

 

Dos anos 80 até os dias de hoje

 

Em abril de 1990, em uma assembleia, devido ao término do contrato de locação do espaço da Av. S. Paulo, decidiu-se alugar outra área na R. Américo Figueiredo, 1613, Jd. Simus, que possuía um campo de futebol e uma pequena piscina, entre outras melhorias. Também foi decidido colocar à venda a área da sede esportiva próxima à Prefeitura, pois era pouco frequentada e sua manutenção estava se tornando onerosa. Com o dinheiro arrecadado, seria possível adquirir uma nova área mais próxima.

 

Foi nessa época e nessa sede que começaram as reuniões dos aposentados às quartas-feiras.

 

Em maio de 1991, outra diretoria assumiu, presidida por João Américo e contando com Bolinha, Aninha, Fábio, Lages, Moacir Mantovani, Pixo, Wilson Mello, Chiquinho, Eni, Elsie, Elias Preto, Celso Mascarenhas, Toledo, Normando e José Nazareth Ragazzini como presidente de honra. Nesse momento, foi considerada a aquisição de um imóvel próximo a Brigadeiro Tobias, chamado Recanto Britânia, mas essa proposta foi considerada inviável.

 

Em 21/01/1993, ocorreu uma Assembleia Geral Extraordinária para modificar alguns artigos do estatuto, incluindo a criação de outras modalidades de associados, como os associados Parentes, Júnior e Convidados, e principalmente a constituição do Conselho Deliberativo, do qual fariam parte somente os associados efetivos e todos os ex-presidentes. A partir desse momento, caberia ao Conselho tomar e ser responsável por todas as decisões importantes do clube.

 

Em fevereiro de 1993, uma nova diretoria assumiu o clube, com Euzébio como presidente de honra e Ragazzini como presidente, juntamente com Oswaldo Figueira, Eni, Elsie, João Américo, Chiquinho, Fábio Alex, Aninha, Wilson Mello, Celso Mascarenhas, Sergio Maurício, Elisário, Pengo, Elias Preto, Jaceguai, Ângelo G. Silva, Bonando, Vanderson e Álvaro.

 

Durante uma das reuniões dessa diretoria, decidiu-se alugar uma sala no centro (Ed. Banco de S.Paulo) para facilitar o contato com os associados e as agências.

 

No início de janeiro de 1994, devido à transferência de Ragazzini para outra cidade, Oswaldo Figueira assumiu a presidência, mas ficou por pouco tempo, pois também foi transferido para outra cidade. Então, Celso Mascarenhas Pires assumiu a presidência, tendo Sergio Maurício como vice-presidente.

 

Nessa época, tivemos um evento social marcante na sede da R. Américo Figueiredo. Com grande ousadia, a diretoria trouxe o conjunto Os Três do Rio para abrilhantar ainda mais uma festa. Apesar de alguns contratempos (como chuva e dificdade na entrada dos equipamentos na sede), o show foi marcante.

 

Em 11/05/1994, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária para antecipar as eleições e tratar de outros assuntos relevantes. A nova eleição seria realizada em 15/06/1994, com mandato até o final de 1996.

 

Em maio de 1994, o Conselho Deliberativo decidiu favoravelmente sobre a aquisição da sala 94 do prédio da Rua S. Bento, 32, proposta pela diretoria, visando à preservação do patrimônio do clube.

 

Em 15/06/1994, a nova diretoria assumiu o clube, com Mello como presidente, acompanhado por Pixo, Silvio de Campos, Elsie, Sergio Maurício, Pengo, Fábio Alex, Fausto, Marcos China, Barreto, Maria Helena, Evandro, Normando, Serginho Martinez, Chiquinho, Vitinho Cavazim, Elui, e Cícero. Em uma reunião da diretoria em 05/08/1994, decidiu-se que seria realizada uma grande rifa com o objetivo exclusivo de arrecadar fundos para a aquisição de uma sede própria que atendesse a todos os associados.

 

Em uma reunião de diretoria em 12/12/1994, decidiu-se solicitar ao Conselho Deliberativo a venda do imóvel rural denominado "Sítio do Darcy" no bairro de Aparecidinha, o que foi autorizado em uma Assembleia Geral Extraordinária realizada em 10/03/1995. Além disso, a aquisição da área onde seria construída a nova sede foi autorizada.

 

Com a venda do imóvel e o resultado da rifa, a diretoria decidiu, com a aprovação do Conselho Deliberativo, adquirir uma área próxima ao Shopping Esplanada e ao Hipermercado Carrefour, mais precisamente na rua Augusto Lippel, 500, Bairro Vossoroca, em Sorocaba. A área, com 12.500 metros quadrados, possuía uma casa do caseiro, uma pequena casa social, um campinho de futebol, uma pequena piscina e outros espaços que precisavam de acabamento e reforma. Finalmente, tínhamos uma sede própria, que poderia e foi muito melhorada.

 

Em 27/05/1995, finalmente inauguramos a nova e definitiva SEDE SOCIAL PRÓPRIA.

 

A partir desse momento, novas construções foram feitas, algumas áreas foram reformadas e outras ampliadas, até chegarmos ao ponto em que estamos hoje.

 

Novas diretorias foram eleitas a partir de fevereiro de 1996, com mandato de 2 anos. O nome do clube foi alterado para Banespinha Sorocaba, e muitas coisas mudaram, inclusive a mudança do controle acionário do Banespa. No entanto, o que foi relatado deixa uma grande saudade dos velhos tempos, dos saudosos colegas que já nos deixaram e da luta de alguns abnegados que fizeram muito para que nós, Banespianos da "Gema", pudéssemos nos orgulhar de ter um local nosso para desfrutar de nossa merecida aposentadoria junto com nossos familiares e amigos (associados convidados) que nos ajudam e contribuem para o bem-estar de todos.

 

PARABÉNS A TODOS NÓS.

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  João Carlos Amaral

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BANESPINHA 25 ANOS: JUBILEU DE PRATA

 

 

MENSAGEM DA DIRETORIA

 

 

 

Prezados Amigos Associados,

Esta mensagem se reveste de especial significado para todos nós, pois ocorre no ano em que nosso Banespinha Sorocaba, nosso CANTINHO DO CÉU, completa seu JUBILEU DE PRATA na atual Sede.

Neste ano, devemos aproveitar todas as oportunidades de nossos encontros para comemorar tão marcante conquista, rememorando nossa história cheia de grandes momentos de vida e alegrias.

Crescemos de um pequeno grupo de BANESPIANOS, irmanados para preservar laços de amizade e forma de vínculo com o nosso memorável BANESPA, onde desenvolvemos nossas carreiras e formação. Hoje somos 193 Associados Efetivos e Convidados.

O JUBILEU que comemoramos é recheado de muitas emoções, reencontros, conquistas e inspirações, que valorizam e reforçam o nosso clube para continuar a cumprir seu papel de polo de integração e mútuo apoio e desenvolvimento esportivo, cultural e convivência familiar. Muitas lembranças maravilhosas decorrem desses 25 anos vividos!

Celebrar o tempo de tão significativa marca é reviver cada momento, que teve brilho e calor do Sol, tênue brilho da Lua, o cintilar de Estrelas, e às vezes, tormentas para testar nossas forças. Tudo isso merece celebração!

Vamos coroar o ano realizando em dezembro pomposa festa de confraternização que marcará de forma indelével o nosso ano jubilar, e com ela reforçar nossa amizade e energia para iniciar o primeiro ano rumo ao Jubileu de Ouro!

Agradecemos aos nossos Sócios, Funcionários e Parceiros de Diretoria a dedicação e empenho no fortalecimento desse CANTINHO DE CÉU.

Celebremos a Amizade! Celebremos a Vida!

Parabéns ao CLUBE BANESPINHA SOROCABA! Vida longa!

Sorocaba, 25 de maio de 2020

DIRETORIA BANESPINHA SOROCABA